No ano passado, o número de cotas comercializadas atingiu uma média mensal de vendas equivalente a 25 mil
A busca por crédito via consórcio para renovar ou ampliar a frota de caminhões registou crescimento de 65% no último ano, em comparação a 2021. Dados da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (ABAC) mostram que a porcentagem é referente à compra de novas cotas e que o número configura o melhor desempenho percentual de todo o setor, entre os principais indicadores. A elevada expansão nas vendas fez com que o volume de créditos comercializados avançasse 6,7%. Em 2022, a média mensal fechou em 25,23 mil cotas, 66% acima das 15,2 mil contabilizadas no ano anterior.
De acordo com Mauro Andrade, gerente comercial do Consórcio Iveco, administrado pela Ademicon, é real o aumento pela procura das vantagens oferecidas pela modalidade. “Adquirir veículos pesados para renovar a frota ou ampliá-la pelo consórcio oferece ao consumidor a ausência de juros, parcelas com valor reduzido até a contemplação e oferta de valores de créditos variados que se moldam à necessidade do cliente”, explica.
Ainda segundo a ABAC, de janeiro a dezembro de 2022 o Sistema de Consórcio comercializou mais de R$252 bilhões de créditos, o que representa um aumento de 13,4% em relação ao mesmo período de 2021, com mais de R$ 69 bilhões em créditos disponibilizados e R$ 3,93 milhões em vendas de novas cotas.
“Os números expressam que a modalidade tem crescido a cada ano. Os resultados apontam para um ano ainda mais promissor no setor de consórcio. A projeção para o Consórcio Iveco é que o aumento seja de 25% na compra de novas cotas e na comercialização de créditos ao longo de 2023”, pontua o gerente comercial.
O Consórcio Iveco, especializado em veículos pesados, bateu a meta do ano passado em novembro em mais de 100%, refletindo até no crescimento de seu market share. A marca também cresceu mais de 15% em 2022 em comparação ao mesmo período de 2021. Um dado que chama atenção é que mais de 40% dos créditos contemplados são utilizados para comprar produtos da marca. De janeiro a dezembro, o Consórcio Iveco comercializou R$ 623 milhões em créditos; em 2023, investirá em ações promocionais para impulsionar em mais 20% as vendas.