SAE BRASIL debate Dinâmica Veicular no metaverso

Simpósio será realizado no dia 8 de março no Circuito Panamericano em Elias Fausto, interior paulista

Qual será o futuro da Dinâmica Veicular e sua relação com a área experimental no contexto tecnológico virtual, interativo e imersivo do desenvolvimento de produto? Esse é o foco do debate no 5º Simpósio SAE BRASIL de Dinâmica Veicular, organizado pela Seção Regional São Paulo-Interior da SAE BRASIL, no próximo dia 8 março, no Circuito Panamericano, considerado o maior complexo multipistas da América Latina.

O encontro reunirá expoentes da indústria, representantes de empresas como Idiada, Siemens Digital, VI-Grade, VirtualCAE, Stellantis e Pirelli, além da jovem e premiada MegaRide, startup italiana dedicada à pesquisa em dinâmica veicular, focada na análise e modelagem da interação entre pneu e estrada. Os especialistas apresentarão avanços tecnológicos como simuladores de direção, a sofisticação de modelos matemáticos de veículos e pneus, e a sensibilidade humana na interação com sistemas virtuais.

“Queremos mostrar a realidade da evolução da tecnologia digital e sua importância no desenvolvimento do produto sem prescindir dos testes de campo, essa é uma tendência mundial”, destaca Renato Mastrobuono, chairperson do 5º Simpósio SAE BRASIL de Dinâmica Veicular e consultor de Engenharia do Produto.

Testes físicos – Na programação do simpósio destaca-se, pela primeira vez, a demonstração de testes físicos de AEB (Frenagem Automática de Emergência na sigla em inglês) e de pneu em pista molhada, para avaliação do comportamento dinâmico de um veículo (handling), instrumentado para aferição de dados.

Para o engenheiro Argemiro Costa, da equipe organizadora do simpósio, coordenador da Comissão Técnica de Dinâmica Veicular da SAE BRASIL, e também gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos na Prometeon, divisão industrial spin-off da Pirelli, os testes físicos  têm importância incontestável na validação final do produto, atestada pelos  investimentos milionários em campos de prova mundo afora.

Fórum Motorsport – Outras novidades do simpósio são o fórum de debates Motorsport mediado pelo piloto Cesar Urnhani, em que convidados ilustres do segmento vão contar experiências a partir de avanços tecnológicos; e o painel das Competições Estudantis da SAE BRASIL, que trará inovações e desafios dos universitários para o desenvolvimento de protótipos e incluirá exposição e apresentação dos carros Baja elétrico movido à célula de hidrogênio (Unicamp), Fórmula SAE (Instituto Mauá de Tecnologia) e Fórmula Elétrico (FEI).

Mesa redonda – A programação inclui ainda duas mesas redondas para o debate sobre os desafios dos campos de provas, simuladores de direção e realidade virtual no desenvolvimento de veículos (conheça quem são os experts convidados na programação completa abaixo).

“A transição na mobilidade aponta para a realidade virtual e imersiva, aplicada ao desenvolvimento de produtos com mais eficiência em prazos, custos, segurança e qualidade, momento ideal para o debate sobre os desafios do futuro da Dinâmica Veicular”, diz André Gasparotti, presidente da SAE BRASIL.

5º Simpósio SAE BRASIL de Dinâmica Veicular – 8 de março de 2023

Circuito Panamericano, Estrada Municipal Giovanni Battista Pirelli, 5400 – Elias Fausto, SP. Patrocínio IVECO Group, CTVI (Centro de Testes Veiculares de Iracemápolis), Edag, Idiada, Multittech, Prometeon, Trytests, VirtualCae, Carsim e Exagon. Apoio Circuito Panamericano, Instituto Mauá de Tecnologia, Centro Universitário e Facens.

PROGRAMAÇÃO

8h Credenciamento/ Welcome Coffee

9h Abertura

9h20 PISTA

Giro no Circuito Panamericano com volta de ônibus pelo Campo de Provas;

Demonstração Idiada +Stellantis de frenagem autônoma de emergência AEB (Frenagem Automática de Emergência na sigla em inglês) em veículo de mercado dotado do sistema, evitando a colisão. Por Ricardo Lima, IDIADA e Ricardo Cavalcanti, Stellantis;

Demonstração Pirelli, prática de teste de pneu em pista molhada por piloto profissional, para avaliação do comportamento dinâmico do veículo, conhecido como handling, com veículo instrumentado para aferição de dados de velocidade, acelerações, ângulo de volante etc. Com Marcelo Moreno, coordenador Campo de Provas – Pirelli Pneus.

11h30 PAINEL INOVAÇÃO E DESAFIOS DAS FÓRMULAS SAE NAS UNIVERSIDADES

Exposição e apresentação – Competições Estudantis

Convidados

Contribuição da Fapesp à Pesquisa para Inovação no Estado de São Paulo, prof. Douglas Zampieri, coordenador adjunto de Pesquisa para Inovação, Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo);

Júpiter – Baja elétrico movido à célula de hidrogênio, por Luiz Henrique, diretor de projetos da Equipe Baja SAE, UNICAMP;

Fórmula SAE – por Willian Kurilov de Moraes, auxiliar de coordenação, Instituto Mauá de Tecnologia;

Fórmula E (Elétrico) por Fabio Delatore, professor, FEI

Mediador prof. Douglas Zampieri, coordenador adjunto de Pesquisa para Inovação, FAPESP.

12h10 MESA REDONDA 01 DESAFIOS DOS CAMPOS DE PROVAS

Convidados: Marcelo Moreno, coordenador Campo de Provas Pirelli Pneus; Eduardo Martins Luiz, gerente sênior de Desenvolvimento do Produto GM; Vagner do Nascimento, líder da Engenharia de CAE Centro de Tecnologia Randon; Geraldo José Gardinalli, CTVI (Centro de Testes Veiculares de Iracemápolis), Bosch e Marcos Argentino, gerente sênior Mercedes-Benz; Mediação: Marinna Silva, gerente do Campo de Provas Ford.

12h55 Almoço

14h MESA REDONDA 02 SIMULADORES DE DIREÇÃO E A REALIDADE VIRTUAL NO DESENVOLVIMENTO DE VEÍCULOS

Convidados: prof. Álvaro Costa Neto, VI-Grade – live “Simuladores de direção no desenvolvimento de veículos elétricos”;

Rodrigo Oliveira, líder de Simulação Dinâmica IDIADA – “Uma nova era na dinâmica de condução da Mahindra: Alcançando performance dinâmica de primeira classe para o novo XUV700, reduzindo tempo e custo de desenvolvimento utilizando o simulador de direção”;

Renan Rodrigues Ozelo, Research & Development LATAM Modeling & Research coordinator – “Pirelli Modelagem de Pneus e suas aplicações para Simuladores de Direção”;

Rudinixon Moreira Bitencourt, Vehicle Dynamics Simulation responsible Stellantis – “Aplicação dos simuladores de direção no desenvolvimento de veículos”. Mediação: Bruno de Oliveira, jornalista Automotive Business

15h25 PAINEL NOVIDADES EM SOFTWARE PARA DINÂMICA VEICULAR

A simulação no desenvolvimento de veículos elétricos e híbridos, por Paulo Ricardo de Oliveira, analista de Suporte, Modelagem e Simulação Virtual CAE;

Avanços tecnológicos em modelagem de pneus para dimensionamento de sistemas de direção, por Fabio Orefice, consultor técnico Siemens Digital;

Vehicle Dynamics Evaluation Using AVL – DRIVE™, por Lucas Monteiro Pandolpho, engenheiro de Vendas – AVL South America. Mediação: Estela Bueno, Mahle.

16h25 Coffee Brake

16h55 FÓRUM DE DEBATES MOTORSPORT E IMPRENSA ESPECIALIZADA

Apresentação técnica MegaRide – “Advances in tire characterization from vehicle data and multi-physical models implementation in simulative scenarios”, por prof. Flavio Farroni, MegaRide. Mediador técnico: Jean Tavares Horcaio, Ford.

17h05 – DEBATE:

Chefe de equipe Enzo Bortolleto, Chefe de equipe e CEO Equipe KTF

Piloto Sergio Jimenez, campeão mundial na Pace, 1ª categoria de turismo elétrico do mundo, Jaguar

Participação especial Erika Prado, fundadora do projeto Girls Like Racing

Mediador: Cesar Urnhani, piloto de testes da indústria automobilística

17h55 ENCERRAMENTO

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes