Problemas como ferrugem, trinca, pintura descascada, batidas de fim de curso da suspensão podem indicar que chegou a hora da substituição da peça
Segurança em primeiro lugar! Uma das protagonistas do sistema de suspensão, as molas helicoidais têm como função suportar a carga e manter a altura adequada do veículo e também absorver os impactos provenientes das irregularidades das vias. Todos os componentes da suspensão precisam ser avaliados periodicamente e durante a inspeção o reparador deve ficar atento a sinais de comprometimento da peça: “Ferrugem, trinca, pintura descascada e veículo desnivelado ou arreado podem ser indícios de problemas na peça”. É importante observar também a distância entre os elos ou a distância entre o pneu e o para-lama e se há batidas secas ao trafegar com o veículo, especialmente, em lombadas ou valetas. Tudo isto pode comprometer a dirigibilidade do carro, por isso, neste caso, é importante fazer a substituição do componente. É uma questão de segurança”, comenta Leandro Leite, Coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata.
Na oportunidade, é fundamental verificar, além do estado dos amortecedores, o kit – coxins, batentes e coifas, que podem ser danificados devido às más condições das molas. “Eles atuam em conjunto e caso a mola apresente problemas, o desgaste destas peças será acelerado”, diz. Se houver calço de borracha na mola também é importante analisá-lo.
A recomendação é ter atenção especial na hora da manutenção das molas. “Independente do uso do veículo, a mola está trabalhando, pois elas também suportam o peso do carro”, afirma. Outra questão a ser avaliada é a situação de rodagem do veículo, pois numa estrada de terra as molas tendem a fadiga mais cedo do que numa rodovia. Por isso, é importante fazer inspeções preventivas periodicamente nas molas e suspensão.