Instituto Artium celebra os 90 anos de Michelangelo Pistoletto com Terzo Paradiso

Exposição acompanha calendário mundial de homenagens ao artista fundamental do movimento italiano Arte Povera e fica em cartaz até 03 de março em Higienópolis (SP). A entrada é gratuita

Está em cartaz, no Instituto Artium de Cultura, a exposição Terzo Paradiso – uma seleção especial de obras do grande artista italiano Michelangelo Pistoletto. A mostra é parte de uma série de exposições do artista em curso pelo mundo, em celebração aos seus 90 anos de idade, que ocorrem em Paris (Palais d’Iéna), Abu Dhabi (Louvre Abu Dhabi) e Turim (Castello di Rivoli). A exposição é gratuita e fica em cartaz até 03 de março no palacete histórico do Artium em Higienópolis, São Paulo.

Maior expoente do movimento artístico Arte Povera há quase 20 anos, o trabalho de Michelangelo Pistoletto é dedicado ao que chamou de Terceiro Paraíso – uma reconfiguração do símbolo do infinito que dá nome à mostra. Nas extremidades, a natureza e o artificial, no centro, a inserção de um círculo que simboliza abertura, criação, uma proposta de práticas para uma transformação responsável da sociedade. Emblemática desse recorte, o símbolo Terzo Paradiso estará na exposição especialmente pensado para ser integrado à cultura brasileira com coloridas fitinhas do Senhor do Bonfim.

Esta montagem reúne também obras de outros momentos, como a Metamorfosi – uma obra de Pistoletto criada em 1976, composta por espelho e trapos. A obra apresenta uma demarcação entre dois grupos distintos de trapos, um branco monocromático à esquerda e outro policromado à direita. Os trapos e espelhos, que se destacam entre as ferramentas visuais do artista, são aqui protagonistas de uma série de confrontos conceituais.

Quatro obras da série Color and Light, iniciada em 2014, também estão contempladas neste recorte e abordam temas que atravessam toda a obra do artista – desde sua formação e primeiras pinturas, até uma prática conceitual aprimorada durante décadas de sua carreira artística. “É uma obra de espelhos quebrados, mas de forma ordenada. Há um espelho com todos os desenhos das quebras, e cada imagem é uma peça do quebra-cabeça. Portanto, o grande espelho se quebra e cada peça ganha sua individualidade. É assim que se torna uma obra de arte. Mas não é só o gesto da ruptura e a figura que ela cria no espelho. A forma desta figura produz muitos espelhos individuais. Poderiam estar no jogo da sociedade, onde cada pessoa é um pedaço do espelho, assim como cada pessoa é um pedaço da sociedade. A sociedade é como um grande espelho”, comentou Pistoletto especificamente sobre a série.

“Terzo Paradiso é uma celebração ao legado de Pistoletto, enraizado na inovação e na conexão humana. A exposição convida o espectador a participar ativamente na evolução da arte e da sociedade. Pistoletto cria uma espécie de guia em direção a um futuro onde a criatividade, a colaboração e a consciência se encontram e redefinem a própria essência da arte”, comenta Graziela Martine, uma das diretoras de artes visuais do Instituto Artium.

A exposição conta com apoio da Galleria Continua e terá ações e oficinas educativas gratuitas direcionadas aos públicos de todas as idades. Horários e informações no site.

Serviço

Terzo Paradiso – Michelangelo Pistoletto

Local: Instituto Artium de Cultura

Endereço: Rua Piauí, 874 – Higienópolis, São Paulo – SP – Brasil – 01241-000

Período expositivo: até 03 de março de 2024.

Horário de funcionamento:

Quarta a sexta de 12h às 18h.

Sábados e domingos: 10h às 18h.

Segundas e terças: fechado.

Entrada gratuita

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes