É fato que o mercado dos sedans foi um dos que mais cresceu e teve um número de produtos e vários modelos para todos os bolsos e tipos de consumidores. E um deles é o modelo Hyundai New Elantra que passa a ser comercializado com design amplamente atualizado e com diversos novos itens incorporados. O modelo é fabricado em Ulsan, na Coreia do Sul e importado com exclusividade pela CAOA. O sedan Elantra é sucesso de vendas internacional desde sua primeira geração.
Após ser totalmente reestilizado em 2014, o New Elantra ganhou motorização Flex 2.0 litros, o que para o mercado brasileiro é uma exigência. Soma-se a estes dois itens um certo “recheio” de itens de série, o modelo conta com ignição e entrada no veículo sem uso da chave, seis airbags, controle de estabilidade, freios à disco, ABS com assistência de frenagem, bancos de couro com ajuste elétrico e central multimídia com tela de sete polegadas touch, navegador por GPS, CD e DVD player, conexão Bluetooth e câmera de ré.
O Hyundai New Elantra conta com as seguintes medidas: 4530 mm de comprimento; 1775 mm de largura; 1445 mm de altura; 2700 mm de distância entre eixos; 1.700 kg de peso e 420 litros de capacidade de porta malas.
As mudanças do Hyundai New Elantra começam externamente. A versão 2014 do modelo passou por grandes mudanças no seu design exterior. O estilo da dianteira e da traseira foi atualizado para criar um visual ainda mais estável e equilibrado. Na frente, um novo para-choque com ampla abertura de ar, a nova grade e os faróis principais deram ao carro um ar ainda mais dinâmico.
O desenho em L dos faróis de neblina cria uma sensação de maior estabilidade na dianteira e dá ao carro uma sensação de maior proximidade com a pista, ao mesmo tempo em que mantém a impressão de largura que atrai os olhares para as laterais. De perfil, o friso cromado na parte inferior dos vidros e as exclusivas rodas de liga leve de 16 polegadas acentuam a imagem premium do novo Elantra. Um novo difusor traseiro preto com duas tonalidades adiciona esportividade e refinamento ao Elantra 2014.
Já internamente, o New Elantra ficou ainda mais refinado reforçando o caráter diferenciado dos demais modelos do segmento dos sedãs médios. Mudanças sutis no posicionamento das saídas de ar, nos controles e na altura do apoio de braços central dianteiro ampliam a sensação de alta qualidade, com visual ainda mais limpo. Um ambiente mais requintado foi obtido, em especial na opção de acabamento interno bege, oferecida apenas para carros na cor branca.
O New Elantra tem bancos revestidos em couro e regulagem elétrica nos assentos dianteiros. O banco traseiro dispõe de porta-copos e tem encosto rebatível para ampliar a capacidade do porta-malas. O único opcional oferecido é o teto solar com acionamento elétrico e cortina de proteção.
O console do Elantra traz também uma nova tela multifuncional de sete polegadas com navegação. O sistema multimídia inclui também leitor de CD, MP3, DVD, conexão Bluetooth e câmera de ré, além de permitir o controle de várias funções através dos comandos instalados no volante.
Aí vai um detalhe importante e útil: o sistema de navegação. Durante a nossa semana de avaliação pudemos avaliar o funcionamento deste equipamento. Diga-se de passagem um dos melhores já avaliados com 100% de acerto no caminho programado, chegando facilmente ao endereço solicitado.
A versão do Elantra 2014, o New, destinada ao mercado brasileiro é equipada com o moderno motor NU 2.0 DOHC Flex, especialmente desenvolvido para nosso País, que desenvolve 178 cv quando abastecido unicamente com álcool (E100) e 169 cv utilizando gasolina pura. O torque máximo é, respectivamente, 21,5 kgfm e 20 kgfm.
Os modernos motores Nu da Hyundai têm bloco e cabeçote em alumínio e camisas dos cilindros em ferro fundido. O motor do New Elantra possui duplo comando de válvulas continuamente variável (D-CVVT) e é montado sobre coxins hidráulicos para otimizar o desempenho, eficiência e precisão. A opção pelo uso do CVVT nos dois eixos de comando de válvula traz várias vantagens em comparação com a aplicação apenas nas válvulas de admissão: 2% a mais no desempenho (maior eficiência volumétrica), com a vantagem do consumo 2% menor (redução de perdas por compressão) e 30% menos emissões de hidrocarbonetos.
O motor de quatro cilindros utiliza um design em que o virabrequim fica deslocado, reduzindo o atrito entre os pistões e as paredes dos cilindros para ganhar mais 1% na economia de combustível.
O desempenho, eficiência e flexibilidade do motor do Elantra 2014 são potencializados pela moderna transmissão automática Shiftronic, totalmente desenvolvida pela Hyundai. Além de executar mudanças de marchas com rapidez e suavidade, o câmbio tem controle eletrônico para aumentar a eficiência do veículo e permite ao motorista fazer trocas manuais quando preferir.
Sob a carroceria, o Hyundai Elantra passou por importantes mudanças visando melhorar ainda mais a dirigibilidade. A direção com assistência elétrica, por exemplo, foi retrabalhada para ganhar rapidez nas respostas e maior sensibilidade ao longo das curvas. As características de amortecimento, retorno e os níveis de atrito também foram melhoradas.
A suspensão dianteira do Elantra é tipo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores a gás de dupla ação. A traseira utiliza eixo de torção e, igualmente, molas helicoidais e amortecedores pressurizados de dupla ação. O conjunto garante um rodar confortável, absorvendo as irregularidades do piso, e um comportamento eficiente e dinâmico nas curvas.
O novo Elantra 2014 tem em sua lista de itens de série: seis airbags, sistema Vehicle Stability Management (gerenciamento de estabilidade do veículo), Electronic Stability Control (ESC – controle eletrônico de estabilidade), controle de tração, freios ABS com distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD) e Brake Assist (assistente de frenagem), além de cintos de segurança com pré-tensionadores.
E como foi andar com o Hyundai New Elantra? A primeira impressão, e a que marcou, é de ser um verdadeiro carrão. Desenho externo onde a esportividade é seu destaque. É um daqueles carros que por onde passa quebra o pescoço dos transeuntes. Internamente, o acabamento é de primeira qualidade e muito confortável. Sensação de estar sentado à sala de casa.
Ignição ligada e parte lá o New Elantra pelas ruas da cidade e estradas próximas a capital. A sensação é das melhores possíveis e o, digamos “carrão” parece estar deslizando sobre as nuvens. É mesmo muito bom e não decepciona. Vale a pena ter um na garagem. O preço: R$ 90.900, com a vantagem de garantia de cinco anos, vale a pena!