Inspeção do mecânico permite verificar a coloração do líquido, além do nível do reservatório onde fica armazenado o fluido
O fluido de freio é um líquido que funciona como um condutor de pressão entre a ação do motorista (ao pisar no freio) e os discos que fazem o trabalho pesado de frenagem do veículo e, por isso é tão importante para a segurança e estabilidade do sistema. A Jurid do Brasil, fabricante referência no mercado na fabricação em componentes para o sistema de freios, destaca algumas orientações sobre as condições do fluido de freio e como saber quando é necessário fazer a substituição do líquido.
Por ser uma substância higroscópica, ou seja, possui uma grande capacidade de absorver umidade, o fluido de freio precisa ser substituído seguindo a recomendação da montadora. A porcentagem de contaminação por umidade pode ser analisada com o auxílio de equipamento específico em oficina mecânica especializada.
Assim como os outros componentes do sistema de freio como pastilhas, lonas, cilindros, o fluído deve estar sempre com a manutenção em dia, a fim de garantir a segurança do veículo. O lubrificante deve ser sempre trocado, respeitando as orientações das montadoras ou quando, durante a inspeção do mecânico, forem observados coloração diferente do líquido, nível do reservatório abaixo do limite, indicação no painel do carro, anormalidades no sistema de frenagem, produto com data de validade vencida.
Para carros muito antigos e parados por muito tempo, vale uma análise mais técnica para a troca, mesmo que o líquido esteja no nível certo.
A Jurid conta com linha de fluidos de freio com padrão de qualidade que atende as exigências das montadoras e possui ampla abrangência da frota circulante. A diferença básica entre os DOTs é a temperatura de ebulição. O DOT 3 atinge o seu ponto de ebulição acima dos 205ºC, enquanto o DOT 4 tem o seu ponto de ebulição acima dos 230ºC e o DOT 5.1 acima dos 260ºC.