Honda apresenta o importado Civic Híbrido

Tecnologia e:HEV, híbrida de dois motores elétricos, está ainda mais evoluída, inclusive com novo motor a combustão com injeção direta; Sofisticação, equipamentos, potência e qualidade construtiva elevam o Civic Híbrido à categoria de sedans premium

A chegada da 11ª geração do Civic representa um salto à frente em termos tecnológicos e construtivos, que posiciona o modelo em uma categoria superior. Empolgante, o novo Civic Híbrido é um automóvel nascido para superar as expectativas dos clientes mais exigentes, oferecendo uma experiência positiva em todos os sentidos devido aos mais altos níveis de conforto, qualidade construtiva, sofisticação e eficiência.

Os valores originais que caracterizam o Civic desde sempre — prazer ao dirigir, confiabilidade e qualidade percebida — ganharam uma nova dimensão nesta nova geração, que será ofertada em versão única e inaugura a tecnologia e:HEV no modelo. A chegada do Civic Híbrido, produzido na Tailândia, dá sequência ao plano de eletrificação da Honda no mercado brasileiro.

O conceito do desenvolvimento do Honda Civic Híbrido foi o de criar um veículo fiel ao princípio “Man-Maximum, Machine-Minimum” (M/M), no qual a tecnologia e o design devem trabalhar em sintonia para estar a serviço do motorista e passageiros. Sob este prisma, os projetistas do Civic Híbrido criaram um veículo que supera as expectativas dos clientes, valorizando a excelência ambiental, segurança e o prazer de dirigir. Para tal, foram adotados parâmetros técnicos inéditos, assim como uma significativa renovação estética, que além das novas formas oferece evidente evolução em termos de segurança, visibilidade e sensação de espaço interno.

Com seu inovador powertrain, o Civic Híbrido oferece baixos índices em termos de consumo e emissões de CO2, qualidade que se soma a dos sistemas de direção e suspensão, evoluídos para proporcionar dinâmica superior e um feedback de alta precisão, característica que sempre esteve entre as principais qualidades do Civic.

Com o uso de um sistema de dois motores elétricos de alta eficiência, combinados a um motor 2.0 a combustão, de ciclo Atkinson, o e:HEV proporciona uma diferenciada experiência de condução, com aceleração e respostas vigorosas, combinada a um consumo de combustível excepcional.

Melhorias estruturais destinadas a ampliar a segurança passiva do motorista e passageiros são complementadas pelo Honda SENSING, que equipa o Civic Híbrido pela primeira vez no Brasil. O modelo também traz diversas tecnologias e equipamentos que aumentam a praticidade, conforto e conectividade a bordo, com especial destaque ao myHonda Connect, que conecta o motorista ao seu carro, via aplicativo no smartphone.

O sistema de propulsão híbrido e:HEV conta com um motor elétrico de alta potência — 184 cv e 32,1 kgfm –, que trabalha em conjunto com o motor a gasolina de 2,0 litros de 143 cv de potência a 6.000 rpm e 19,1 kgfm de torque máximo a 4.500 rpm, alimentado por injeção direta, uma das grandes novidades em relação ao que equipa o Accord Híbrido. Já o segundo motor elétrico cumpre função de gerador de energia para a IPU — Intelligent Power Unit, o compacto conjunto de baterias de íons de lítio posicionado sob o assento do banco traseiro.

Na prática, o sistema e:HEV entrega acelerações típicas de modelos esportivos, além de reduzido nível de consumo de combustível. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem, o consumo é de 18,3 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada — o nível de eficiência energética é de 1,21 MJ/km.

O novo motor 2.0 litros de ciclo Atkinson possui um sofisticado sistema de injeção direta de combustível, pelo qual ocorrem múltiplos pulsos na câmara de combustão, processo conhecido como “multistage injection”. O principal ganho está na ampliação da faixa de atuação estequiométrica, com consequente ganho de eficiência. A alta taxa de compressão, de 13,9:1, eleva o motor a combustão do Civic Híbrido à condição de referência global em eficiência térmica, na ordem de 41% – número muito melhor do que a média dos motores a combustão interna a gasolina (30% de eficiência).

O sistema e:HEV tem três modos de condução – EV Drive, 100% elétrico; Hybrid Drive, elétrico e combustão; e Engine Drive, somente combustão – que se alternam automaticamente em função de fatores como topografia, demanda de acelerador, nível de energia nas baterias, etc. Na grande maioria das situações, o Civic Híbrido é tracionado pelo motor elétrico (EV Drive). O Hybrid Drive é ativado nos momentos de maior pressão sobre o acelerador. Em ambas as situações, o motor a combustão é ativado para girar o motor gerador, suprindo a maior demanda de energia elétrica. A gestão da energia, feita pela PCU (Power Control Unit), gerencia a alta voltagem gerada pela bateria de íons de lítio da IPU.

Por fim, o Engine Drive, modo em que a tração é feita prioritariamente pelo motor a combustão. Na prática, o Engine Drive é ativado em situações de velocidades mais elevadas e constantes, ou seja, exatamente a condição em que motores a combustão trabalham em sua zona de máxima eficiência térmica. Quando o motorista demanda a máxima potência, diferente de outros híbridos, o e:HEV trabalha no modo Hybrid, com o motor a combustão podendo tracionar, mas trabalhando majoritariamente em conjunto com o gerador para produzir eletricidade para o motor elétrico tracionar também. A capacidade de alternar a tração do carro entre os motores térmico e elétrico, de modo que ambos trabalhem de maneira mais eficiente, é o grande diferencial do e:HEV, sistema híbrido exclusivo e de alta eficiência da Honda.

Qualquer que seja o modo de operação atuante, frenagens e desacelerações resultam em recuperação de energia, o que amplia a economia especialmente em situações de tráfego “para-e-anda”. A presença de tecla “Drive Mode” no console, logo abaixo das teclas P, R, N e D, possibilita a seleção entre “Normal”, “Sport”, “Eco” e “Individual”. Em “Sport”, a resposta ao acelerador será mais direta, beneficiando uma condução esportiva. Em “Eco”, a atuação do acelerador privilegiará a economia, enquanto em “Individual” é possível a personalização de parâmetros como a resposta do acelerador e do sistema de direção. O modo “Normal” faz com que os ajustes retornem ao padrão que prevê um balanceamento entre performance e eficiência.

A alta tecnologia empregada no Honda Civic Híbrido destaca a sua conectividade, cujo papel é fundamental para o conforto, praticidade e segurança a bordo. Deste modo, condutor e passageiro dispõem de uma central multimídia com tela de 9”, prática e intuitiva em termos de utilização, seja por toque ou comandos de voz. A central possui ainda Apple CarPlay e Android Auto.

Funções como telefone, navegador e controle do sistema de áudio via touchscreen são complementados por comandos físicos das funções “Home”, “Voltar” e “Volume”, facilitando a operação quando com o carro em movimento.

A adoção de um painel de instrumentos digital de 10,2” colorido exibe de maneira organizada e personalizável diversas informações sobre a condução, mas sempre priorizando a visualização e compreensão imediata dos dados prioritários, como velocidade, nível de energia armazenado/regenerado e dos dispositivos de gerenciamento do estado geral de funcionamento do veículo. No painel também é possível visualizar a representação gráfica do fluxo de energia do powertrain em tempo real, o que estimula o motorista a uma utilização mais consciente e econômica do Civic Híbrido.

A operação do painel é compartimentada, seguindo a lógica básica de que, no volante, os comandos à esquerda atuam nos parâmetros da porção esquerda do painel, com o mesmo ocorrendo à direita. Uma exclusividade do Honda Civic Híbrido é o We Power, instrumento que age como uma espécie de conta-giros, mas que substitui a apresentação em RPM pelo percentual de potência. Sob condução mais forte e com o modo Sport ativo, o Civic Híbrido será tracionado exclusivamente pelo motor elétrico, que direcionará sua força para as rodas simulando trocas de marchas. Nesta condição, a rotação do motor acompanhará as trocas de marchas, realçando a percepção de esportividade, com uma sonoridade e dinâmica similar à de carros esportivos com transmissão de dupla embreagem. Nas frenagens e desacelerações, o ponteiro do We Power desce à área Charge, indicadora do status da recuperação de energia. A força de desaceleração pode ser ajustada por meio de paddle shifts junto ao volante, com indicação do nível (quatro, no total) também no campo Charge.

O Civic Híbrido traz diversos outros equipamentos e tecnologias. Fazem parte deste pacote: bancos dianteiros com múltiplos ajustes elétricos para motorista e passageiro e estabilizador corporal, chave com partida remota do motor, central multimídia de 9 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado dual zone com difusores frontais camuflados, painel digital com 10,2 polegadas, banco traseiro com encosto rebatível, carregador sem-fio para celular, difusores de ar e portas USB iluminadas na traseira, teto solar e limpadores de para-brisa inteligentes.

As cores disponíveis para o Civic Híbrido são Branco Topázio e Preto Cristal (perolizadas) e Cinza Basalto e Prata Platinum (metálicas).

O interior será em cinza claro quando a cor externa for Branco Topázio. Em todas as demais, o acabamento interno será na cor preta.

As vendas do Civic Híbrido serão iniciadas em janeiro. O preço público sugerido é de R$ 244.900,00.

O Civic Híbrido tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem. O conjunto elétrico (baterias e motores) tem garantia de 8 anos ou 160.000 km.

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