Manutenção preventiva: quais ítens devem ser checados no sistema de suspensão

Amortecedores, molas, bieleta e bandeja de suspensão são alguns dos itens que devem passar por avaliação durante a manutenção

Segurança em primeiro lugar! Um dos sistemas que deve estar sempre em boas condições é o da susepnsão. Ele é responsável por controlar os movimentos de abertura e fechamento das molas, manter os pneus em contato com o solo, absorver as irregularidades das vias e proporcionar estabilidade, conforto e segurança ao veículo, o sistema de suspensão é composto por uma gama de peças. “No momento da manutenção, é fundamental avaliar todos os componentes da suspensão, pois o funcionamento não é isolado e o desgaste de uma peça pode afetar outra”, alerta Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Nakata.

Um dos itens que devem ser revisados é o conjunto de amortecedores. Numa verificação visual pode-se constatar vazamento de óleo ou quebra da fixação. Mas, motoristas devem se atentar aos sintomas de comprometimento de itens da suspensão, como diminuição da estabilidade do veículo nas curvas, aumento da distância da frenagem, ruídos e oscilação excessiva das rodas.

O kit de amortecedor, composto por batente, coifa e coxim, também deve ser avaliado. “Coifa danificada permite a penetração de abrasivos na haste do amortecedor danificando o conjunto de vedação. Já coxins e batentes danificados vão prejudicar o funcionamento do amortecedor e comprometer o conforto do usuário”, adverte.

Também indispensáveis no sistema de suspensão são as molas, que não podem apresentar trincas ou quebras numa inspeção visual. Caso estejam comprometidas, será preciso trocá-las.

Item menos conhecido, mas não menos importante, é a bandeja ou braço oscilante, pois garante alinhamento das rodas. Leandro alerta para folgas, deterioração e demais danos às buchas, ligadas a esse componente, bem como folgas em pivôs.

Articulações importantes para a conexão da carroceria do veículo com as peças móveis do sistema da suspensão, os pivôs não podem apresentar folgas e  as coifas protetoras devem estar preservadas, em contrário permitem entrada de contaminantes que vão acelerar o desgaste da peça.

Também há a bieleta, peça-chave na garantia da estabilidade, que reduz a inclinação em curvas, melhorando o comportamento dinâmico do automóvel. Quando gastas apresentam ruídos em solo irregular.

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