Programa de qualificação ensinará como organizar um orçamento assertivo e aumentar o ticket médio da oficina
A Texaco Lubrificantes promove a terceira aula da 4ª edição do Oficinas do Futuro – programa de qualificação técnica para mecânicos e donos de oficinas em negócios, marketing, vendas e lubrificação -, que terá como tema “Como agregar valor no serviço de oficina mecânica”. Com formato online e totalmente gratuita, a capacitação ocorrerá na próxima terça-feira (16 de agosto), às 20h. Para participar, é necessário se inscrever no site do projeto até o dia do evento.
Esta aula apresentará a rotina de construção de uma ordem de serviço na oficina mecânica com três módulos integrados:
- Estrutura comercial de um orçamento
Neste treinamento, o aluno aprenderá a montar um orçamento assertivo para concretizar uma venda de uma maneira organizada, técnica e comercial. Em muitos casos, os reparadores podem ter ampla expertise para produzir uma lista de peças que serão utilizadas para solucionar o problema de um veículo, mas não sabem estruturar um orçamento.
- Mix de serviços e produtos
O aluno ganhará conhecimento para desenvolver e ampliar o ticket médio com o mix de produtos e serviços que podem ser oferecidos aos clientes em convergência com a infraestrutura atual da oficina.
- Montagem estratégica de O.S
A produção estratégica de uma ordem de serviço será o principal destaque desta parte da capacitação. O reparador conquistará novas habilidades para estruturar o orçamento de forma que o cliente tome a decisão da compra de forma breve. Os participantes do curso receberão orientações e dicas sobre a capacidade para orientar e prestar apoio ao cliente para finalizar a venda.
“Neste módulo será ensinado como agregar valor aos serviços da oficina mecânica, com ações que impactam os resultados do negócio, aumentando a atração e a retenção de clientes. Ao entender que o serviço vai muito além da parte técnica, o dono da oficina tem a oportunidade de elevar o seu empreendimento a outro patamar. O objetivo do programa Oficinas do Futuro Texaco é desenvolver o nosso setor, trazendo resultados positivos para toda a cadeia produtiva”, analisa Karina Rodrigues, gestora de marca e comunicação da Texaco Lubrificantes.
Os participantes poderão acessar o chat para interação e esclarecimento de dúvidas, receberão apostilas técnicas digitais, concorrerão aos kits exclusivos do programa (boné, kit churrasco, caneta, carregador portátil e porta copos) e ganharão o certificado Texaco.
A aula será ministrada por Sérgio Santos, que é empresário, palestrante e consultor, atuante no segmento automotivo há mais de 27 anos. Tem 10 anos de expertise como instrutor de mecânica e eletrônica no SENAI. Assumiu a gestão da área de parcerias da Escola do Mecânico em 2019. Atualmente, Sérgio Santos também atua como mentor e realiza palestras para gerenciamento de oficinas para unidades do SEBRAE em âmbito nacional.
O projeto oficinas do Futuro Texaco engloba seis treinamentos mensais que acontecem até novembro de 2022. O próximo será realizado em 13/09. A aula, que será a quarta desta edição, terá como temática a Gestão de diagnóstico – 7 passos para a realização de um diagnóstico rápido e assertivo com scanner e osciloscópio, e será ministrada pelo palestrante Laerte Rabelo.