ROTA 2025 celebra 10 anos do Maxxi Trainning mostrando tendências do segmento

Plataforma que já ofereceu mais de 2.800 de treinamento completou uma década com evento que debateu assuntos do setor veicular e da mobilidade

No dia do cliente, 15 de setembro, o Maxxi Trainning, iniciativa de educação do grupo DPaschoal, realizou o evento ROTA 2025 em comemoração aos 10 anos de atuação. E como a base do projeto que começou há uma década com a proposta de distribuir conhecimento técnico e gestão automotiva de maneira gratuita, colaborativa e com qualidade, o evento também trouxe a mesma essência. O primeiro palestrante a explanar foi Luis Norberto Pascoal, diretor-presidente da DPaschoal.

Com muito entusiasmo e relembrando como vislumbrou o Maxxi Trainning em uma feira do segmento automotivo na Alemanha, o executivo disse que o modelo de ensino da DPaschoal pode servir de base para o desenvolvimento de todo país, pelo simples fato de existir a possibilidade da troca de informação e do aprendizado independente das “fronteiras” de distância. Ele acrescentou também que a ideia nasceu para dar suporte aos mecânicos e oficinas de todos o país. “Imagine montar salas de aulas de especialização em cada local do Brasil”, refletiu ele e perguntou aos ouvintes.

Pascoal disse que é necessária uma política de inclusão, onde todos possam trabalhar, oferecer serviços e estudar. Uma das soluções colocadas por ele é a de incentivar que aposentados, que já atuaram com excelência no mercado de trabalho, ensinem jovens que estão fora do de instituições de ensino ou desempregados a atuarem em alguma frente. “Incentivar pessoas mais idosas e experientes a ensinar adolescentes, estaríamos contribuindo com a ocupação e perspectivas de renda para transformar as comunidades”, defende.

O executivo contou que desde os 16 anos esteve próximo aos negócios da família e sempre preocupado com a sociedade e as pessoas em torno. “É nesta questão que gosto de me colocar como empreendedor social, afinal, o empresário é aquele que enxerga somente a sua empresa e não cuida dos arredores. Não apoiar a mudança à sua volta é o mesmo que ter de elevar centímetros do seu muro de divisão a cada ano. A diferença social só vai aumentar”, disse ele.

Um pouco antes da conversa do diretor-presidente, o Maxxi Trainning também reconheceu no ROTA 2025 as empresas que mais ofereceram treinamentos desde de o surgimento do projeto. Cofap, Bosch e Mahle somaram cerca de 300 treinamentos. feito desde o começo.

O momento de celebração serviu ainda para apresentar duas grandes novidades, o novo website da iniciativa (www.maxxitrainning.com.br), que além do visual mais moderno e atual, oferece todas as ações educacionais e soluções disponíveis, e também um espaço para vídeos técnicos e reconhecimento dos apoiadores.

Outra inovação foi o lançamento do selo “Maxxi Educação Automotiva”, certificação que será concedida anualmente aos apoiadores da educação em conjunto com o Maxxi Trainning Academy.

A segunda palestra do dia trouxe a seguinte questão: O perfil do consumidor 4.0 em negócios automotivos. Quem fez a discussão foi Osvaldo Keller, Diretor de Tecnologia e Transformação Digital do Grupo DPaschoal. Antes de começar a conversar com o público ele mostrou modelos icônicos da indústria automotiva e de acordo com os anos de lançamentos.

A frase seguinte para a reflexão foi a seguinte: apesar de mudarem tanto, os modelos continuam precisando de uma única característica, da manutenção. Com base na afirmação, o diretor ressaltou que mesmo com a mudança do perfil do consumidor durante os anos, os valores e as necessidades continuaram mudando apenas algumas características. Hoje, por exemplo, o carro está mais conectado com o restante das tarefas do dia a dia, porém ele continua precisando de energia, seja ela a combustão ou elétrica.

Um exemplo que ele trouxe para mostrar a essência daquilo que o motorista precisa foi o de um para-brisa sujo: “quando você dirige e não enxerga 100%, fica complicado entender o que está acontecendo. Após a limpeza tudo acaba ficando mais claro. Ou seja, a transparência é a principal ferramenta que diferencia o mercado e o consumidor”, finaliza.

Seguindo a ideia de entregar ao cliente o melhor serviço, Thomaz Moraes, Fundador e Educador na Sociall, trouxe o seguinte tema: Como atrair novos clientes com as mídias digitais? Um ponto que o comunicador falou é que não é interessante “panfletar” por meio do WhatsApp. Para ele, é essencial que o mecânico conheça o cliente e com quem está falando. Mandar mensagens aleatórias acaba afugentando potenciais consumidores. Outra dica importante colocada na apresentação é que sempre deve-se fazer uma pergunta ao final das mensagens, com o intuito de se gerar maior fluxo de conversas.

Se a explanação Moraes mostrou como trazer o cliente para a loja por meio das redes sociais, a de Claudio Agnello, Gerente de Vendas São Paulo da Cofap, mostrou como deve ser feita a Fidelização de clientes para gerar resultados. Na apresentação, ele defendeu que cativar o consumidor apenas pelo preço mais baixo é arriscado, pois ao aparecer algo mais em conta na concorrência, a primeira coisa que o cliente faz é efetuar a troca da loja. Outros pontos elencados foram sobre a maneira de tratar aqueles que entram no estabelecimento. “Preste atenção no que o outro quer e não o trate como inimigo, pois ele pode acabar de fato se tornando um”, finaliza.

As duas palestras do SEBRAE sobre Gestão de custos para o seu negócio e Precificação na prática também trouxeram pontos de atenção, como a importância de avaliar o real preço dos serviços oferecido, bem como a de calcular as margens de lucros e custos.

Já Cristiano Ferreira, consultor técnico da SKF, trouxe a seguinte questão: Como agregar valor nas suas vendas e negociações? Entre os pontos elencados pelo palestrante estiveram: agregar valor é oferecer uma experiência diferenciada ao cliente, através de produtos ou serviços. “Esse tipo de estratégia é essencial para todos os empreendedores que buscam se destacar em meio aos concorrentes, mas para fazer isso você deve conhecer seu público-alvo e procurar entender as dores. Hoje não dá para você chegar em uma oficina e ela ter pouca iluminação, banheiro sujo e ausência de um espaço para café”, exemplifica.

Para aprimorar o assunto de Ferreira, Denilson Alves, especialista em diagnóstico automotivo, mostrou em sua palestra o Diagnóstico correto como ferramenta para alavancar resultados. O palestrante que atua na Bosch, na área de engenharia e no desenvolvimento de software para scanners automotivos, mostrou a importância de o reparador ter na oficina, equipamentos como scanners de análises e osciloscópio. O especialista também apresentou o tempo que pode ser otimizado com o uso dessas ferramentas e a precisão de funcionamento, reforçou que a calibração dos sistemas ADAS será uma nova tendência para os próximos anos.

Emendando na tecnologia e nas ferramentas, Daniel Falcade da KMAXX, contou como o Aumento da produtividade através de informações padronizadas e de ferramentas on-line facilitam reparadores e mecânicos a encontrarem peças corretas e com exatidão. “Todos nós sabemos o tamanho do prejuízo que é ter um produto no estoque que provavelmente não será aplicado tão cedo em um veículo”, reforça.

O dia de aprendizados se encerrou com a palestra de Aline Sirotto. Ela é referência em estruturação de equipes e produtividade, tem mais de dez anos de experiência como gestora de equipes. A proposta de debate dela foi: Qual o combustível que te move? O autodesenvolvimento é fundamental para a jornada que começamos hoje. Com isso, ela fez um exercício de reflexão entre os participantes e os colocando para pensar sobre o que gostariam de ter como dinâmica para o dia a dia. “Como vocês acordam, motivados e aproveitando cada minuto do dia? Ou se levantam já pensando em ficar livre de todas as tarefas, com o intuito de acabar logo o dia!?”, provocou.

Com isso, a edição se encerrou. Foram 7h de muito aprendizado e estímulos para incentivar mecânicos, reparadores e empresários do segmento veicular de todo o país. O evento envolveu mais de 1500 pessoas e todas as interações foram respondidas. Também foi elaborado um roteiro ilustrativo com tudo o que foi explanado durante o dia. A ideia é que ele sirva de apoio prático, para que todos mantenham os aprendizados em mente e de fácil de consulta.

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