Plataforma que já ofereceu mais de 2.800 de treinamento completou uma década com evento que debateu assuntos do setor veicular e da mobilidade
No dia do cliente, 15 de setembro, o Maxxi Trainning, iniciativa de educação do grupo DPaschoal, realizou o evento ROTA 2025 em comemoração aos 10 anos de atuação. E como a base do projeto que começou há uma década com a proposta de distribuir conhecimento técnico e gestão automotiva de maneira gratuita, colaborativa e com qualidade, o evento também trouxe a mesma essência. O primeiro palestrante a explanar foi Luis Norberto Pascoal, diretor-presidente da DPaschoal.
Com muito entusiasmo e relembrando como vislumbrou o Maxxi Trainning em uma feira do segmento automotivo na Alemanha, o executivo disse que o modelo de ensino da DPaschoal pode servir de base para o desenvolvimento de todo país, pelo simples fato de existir a possibilidade da troca de informação e do aprendizado independente das “fronteiras” de distância. Ele acrescentou também que a ideia nasceu para dar suporte aos mecânicos e oficinas de todos o país. “Imagine montar salas de aulas de especialização em cada local do Brasil”, refletiu ele e perguntou aos ouvintes.
Pascoal disse que é necessária uma política de inclusão, onde todos possam trabalhar, oferecer serviços e estudar. Uma das soluções colocadas por ele é a de incentivar que aposentados, que já atuaram com excelência no mercado de trabalho, ensinem jovens que estão fora do de instituições de ensino ou desempregados a atuarem em alguma frente. “Incentivar pessoas mais idosas e experientes a ensinar adolescentes, estaríamos contribuindo com a ocupação e perspectivas de renda para transformar as comunidades”, defende.
O executivo contou que desde os 16 anos esteve próximo aos negócios da família e sempre preocupado com a sociedade e as pessoas em torno. “É nesta questão que gosto de me colocar como empreendedor social, afinal, o empresário é aquele que enxerga somente a sua empresa e não cuida dos arredores. Não apoiar a mudança à sua volta é o mesmo que ter de elevar centímetros do seu muro de divisão a cada ano. A diferença social só vai aumentar”, disse ele.
Um pouco antes da conversa do diretor-presidente, o Maxxi Trainning também reconheceu no ROTA 2025 as empresas que mais ofereceram treinamentos desde de o surgimento do projeto. Cofap, Bosch e Mahle somaram cerca de 300 treinamentos. feito desde o começo.
O momento de celebração serviu ainda para apresentar duas grandes novidades, o novo website da iniciativa (www.maxxitrainning.com.br), que além do visual mais moderno e atual, oferece todas as ações educacionais e soluções disponíveis, e também um espaço para vídeos técnicos e reconhecimento dos apoiadores.
Outra inovação foi o lançamento do selo “Maxxi Educação Automotiva”, certificação que será concedida anualmente aos apoiadores da educação em conjunto com o Maxxi Trainning Academy.
A segunda palestra do dia trouxe a seguinte questão: O perfil do consumidor 4.0 em negócios automotivos. Quem fez a discussão foi Osvaldo Keller, Diretor de Tecnologia e Transformação Digital do Grupo DPaschoal. Antes de começar a conversar com o público ele mostrou modelos icônicos da indústria automotiva e de acordo com os anos de lançamentos.
A frase seguinte para a reflexão foi a seguinte: apesar de mudarem tanto, os modelos continuam precisando de uma única característica, da manutenção. Com base na afirmação, o diretor ressaltou que mesmo com a mudança do perfil do consumidor durante os anos, os valores e as necessidades continuaram mudando apenas algumas características. Hoje, por exemplo, o carro está mais conectado com o restante das tarefas do dia a dia, porém ele continua precisando de energia, seja ela a combustão ou elétrica.
Um exemplo que ele trouxe para mostrar a essência daquilo que o motorista precisa foi o de um para-brisa sujo: “quando você dirige e não enxerga 100%, fica complicado entender o que está acontecendo. Após a limpeza tudo acaba ficando mais claro. Ou seja, a transparência é a principal ferramenta que diferencia o mercado e o consumidor”, finaliza.
Seguindo a ideia de entregar ao cliente o melhor serviço, Thomaz Moraes, Fundador e Educador na Sociall, trouxe o seguinte tema: Como atrair novos clientes com as mídias digitais? Um ponto que o comunicador falou é que não é interessante “panfletar” por meio do WhatsApp. Para ele, é essencial que o mecânico conheça o cliente e com quem está falando. Mandar mensagens aleatórias acaba afugentando potenciais consumidores. Outra dica importante colocada na apresentação é que sempre deve-se fazer uma pergunta ao final das mensagens, com o intuito de se gerar maior fluxo de conversas.
Se a explanação Moraes mostrou como trazer o cliente para a loja por meio das redes sociais, a de Claudio Agnello, Gerente de Vendas São Paulo da Cofap, mostrou como deve ser feita a Fidelização de clientes para gerar resultados. Na apresentação, ele defendeu que cativar o consumidor apenas pelo preço mais baixo é arriscado, pois ao aparecer algo mais em conta na concorrência, a primeira coisa que o cliente faz é efetuar a troca da loja. Outros pontos elencados foram sobre a maneira de tratar aqueles que entram no estabelecimento. “Preste atenção no que o outro quer e não o trate como inimigo, pois ele pode acabar de fato se tornando um”, finaliza.
As duas palestras do SEBRAE sobre Gestão de custos para o seu negócio e Precificação na prática também trouxeram pontos de atenção, como a importância de avaliar o real preço dos serviços oferecido, bem como a de calcular as margens de lucros e custos.
Já Cristiano Ferreira, consultor técnico da SKF, trouxe a seguinte questão: Como agregar valor nas suas vendas e negociações? Entre os pontos elencados pelo palestrante estiveram: agregar valor é oferecer uma experiência diferenciada ao cliente, através de produtos ou serviços. “Esse tipo de estratégia é essencial para todos os empreendedores que buscam se destacar em meio aos concorrentes, mas para fazer isso você deve conhecer seu público-alvo e procurar entender as dores. Hoje não dá para você chegar em uma oficina e ela ter pouca iluminação, banheiro sujo e ausência de um espaço para café”, exemplifica.
Para aprimorar o assunto de Ferreira, Denilson Alves, especialista em diagnóstico automotivo, mostrou em sua palestra o Diagnóstico correto como ferramenta para alavancar resultados. O palestrante que atua na Bosch, na área de engenharia e no desenvolvimento de software para scanners automotivos, mostrou a importância de o reparador ter na oficina, equipamentos como scanners de análises e osciloscópio. O especialista também apresentou o tempo que pode ser otimizado com o uso dessas ferramentas e a precisão de funcionamento, reforçou que a calibração dos sistemas ADAS será uma nova tendência para os próximos anos.
Emendando na tecnologia e nas ferramentas, Daniel Falcade da KMAXX, contou como o Aumento da produtividade através de informações padronizadas e de ferramentas on-line facilitam reparadores e mecânicos a encontrarem peças corretas e com exatidão. “Todos nós sabemos o tamanho do prejuízo que é ter um produto no estoque que provavelmente não será aplicado tão cedo em um veículo”, reforça.
O dia de aprendizados se encerrou com a palestra de Aline Sirotto. Ela é referência em estruturação de equipes e produtividade, tem mais de dez anos de experiência como gestora de equipes. A proposta de debate dela foi: Qual o combustível que te move? O autodesenvolvimento é fundamental para a jornada que começamos hoje. Com isso, ela fez um exercício de reflexão entre os participantes e os colocando para pensar sobre o que gostariam de ter como dinâmica para o dia a dia. “Como vocês acordam, motivados e aproveitando cada minuto do dia? Ou se levantam já pensando em ficar livre de todas as tarefas, com o intuito de acabar logo o dia!?”, provocou.
Com isso, a edição se encerrou. Foram 7h de muito aprendizado e estímulos para incentivar mecânicos, reparadores e empresários do segmento veicular de todo o país. O evento envolveu mais de 1500 pessoas e todas as interações foram respondidas. Também foi elaborado um roteiro ilustrativo com tudo o que foi explanado durante o dia. A ideia é que ele sirva de apoio prático, para que todos mantenham os aprendizados em mente e de fácil de consulta.