A Infiniti – marca premium da Nissan – revelou a versão final do seu aguardado Q30, o novo hatch compacto que será apresentado oficialmente no mês de setembro, no Salão Automóvel de Frankfurt.
Curiosamene, a versão conceito do Infiniti Q30 tinha sido apresentada pela primeira vez há dois anos, também em Frankfurt. O modelo de produção mantém uma forte ligação a esse veículo e é descrito como criador de uma nova categoria de veículos, “Active Compact”.
Resultado de um longo processo de testes na Europa, a Infiniti afirma que o Q30 terá características de condução dinâmicas. O modelo vai ser o primeiro Infiniti a ser produzido na Europa, mais concretamente na fábrica da Nissan/Infiniti em Sunderland, Inglaterra. As encomendas vão ter início assim que o Q30 seja apresentado em Frankfurt, no entanto, as primeiras entregas só estão programadas para o início de 2016.
Ainda não existem informações relativas às motorizações que serão utilizadas no novo Q30. No entanto, é possível que venha a utilizar o mesmo motor 2.0 turbo de quatro cilindros de 210cv do seu irmão Q50. Estão ainda previstas versões de desempenho do modelo, mas que só deverão chegar lá mais para o final de 2016 ou em 2017.
À semelhança do que sucedeu com o Q50, também o Q30 poderá receber uma versão Eau Rouge o que significaria que a distância ao solo seria reduzida de forma a aprimorar a condução.