Space Drive no caminho certo para veículos autônomos

Um ano de sucesso para a Schaeffler e a joint-venture Schaeffler Paravan Technologie GmbH & Co. KG

O setor automotivo está à beira de uma mudança radical. Novas tecnologias, como o sistema drive-by-wire [direção eletrônica] e novos conceitos de veículo, como o Schaeffler Mover, estão desempenhando um papel cada vez mais importante. Os parceiros da joint venture agora podem recapitular seu primeiro ano de cooperação. Atualmente, as tendências em mobilidade estão, claramente, voltadas à digitalização, a veículos sem coluna de direção, e a conceitos de transporte completamente novos para áreas urbanas. “Com o estabelecimento da Schaeffler Paravan Technologie, a Schaeffler posicionou-se de maneira ideal para o futuro”, explica Matthias Zink, Diretor Executivo de OEM Automotivo da Schaeffler. “Nós queremos desempenhar um papel decisivo na formulação da mobilidade do futuro, com a tecnologia base do Space Drive e o conceito de veículo inovador do Schaeffler Mover. A Schaeffler está no caminho certo para se tornar uma integradora líder de sistemas de chassis.

Trabalhando juntos rumo a uma produção em massa

“Nós estabelecemos uma parceria que beneficia ambas as partes”, explica Roland Arnold, CEO da Schaeffler Paravan Technologie GmbH & Co. KG e fundador da PARAVAN GmbH. “Nós atingimos os primeiros marcos e ainda estabelecemos a base para o desenvolvimento da tecnologia Space Drive, com vistas à produção de alto volume. O Schaeffler Mover foi uma demonstração de sucesso enquanto plataforma revolucionária de tecnologia autônoma, no IAA de Frankfurt”. O interesse em controle digital e sistemas de direção, e as discussões a esse respeito ganharam bastante destaque, juntamente com o desenvolvimento de veículos autônomos. Engenheiros de design estão, cada vez mais, focando em tecnologias como o Space Drive, que são licenciadas para uso em estrada e atendem normas rígidas de segurança funcional. “O início da produção em massa desse sistema é planejado para 2021”, acrescenta Matthias Zink. “Já iniciamos projetos específicos com inúmeros clientes, que implementarão os componentes utilizados no Schaeffler Mover, tais como o Schaeffler Intelligent Corner Module e o Space Drive. Nós nos vemos aqui como uma integradora de chassis, oferecendo propulsores e sistemas de controle de direção para integradores finais de veículos.Presença em crescimento na Grande China

No final do ano passado, a Schaeffler assinou um contrato de investimento com a província de Hunan, na China, visando ao apoio e à facilitação da direção autônoma na China, utilizando tecnologias Schaeffler. De acordo com o contrato, ambas as partes irão desenvolver, conjuntamente, um ecossistema de mobilidade para veículos inteligentes, na capital provincial de Changsha. O papel da Schaeffler neste consórcio girará, principalmente, em torno do desenvolvimento de sua tecnologia Space Drive, uma habilitadora para a direção autônoma, e do Schaeffler Mover, um conceito de mobilidade que utiliza a tecnologia Intelligent Corner Module da Schaeffler. Além disso, a Schaeffler planeja estabelecer uma nova unidade de P&D na província de Hunan. Será o segundo centro de P&D operado pela Schaeffler China e seu foco estará no desenvolvimento de tecnologias para os veículos inteligentes do futuro.

Audi R8 LMS GT3 com Space Drive recebe aprovação para corrida

Que isso é tecnicamente possível, mesmo sob condições extremas, é demonstrado pelo Audi R8 LMS GT3, que compete ativamente na Copa do Mundo de Carros de Turismo “DMV Gran Turismo e Touring Car Cup (DMV GTC).  O Audi R8 LMS GT, equipado com o sistema Space Drive de steer-by-wire [volante de direção eletrônico], teve sua estreia no final da temporada da DMV GTC, no autódromo de Hockenheim, no final do ano 2018 e esteve na linha de frente das duas corridas da DMV GTC. O veículo conceitual, que não tem conexão mecânica entre o volante de direção e a caixa de direção, foi o primeiro veículo da categoria, na história da corrida de automóveis, a receber aprovação pela Federação Alemã de Esporte Automotivo (Deutscher Motor Sport Bund – DMSB), em junho do ano passado. A corrida automobilística é administrada pela equipe da Phoenix Racing e conduzida pelo ex-piloto de Fórmula 1, Markus Winkelhock. “Nossa participação nas corridas estabelece outro marco importante no projeto, permitiu ter percepções valiosas, que podem ser incorporadas, diretamente, no futuro desenvolvimento do sistema,” explica Roland Arnold. A DMV GTC será parte do programa de apoio da DTM em 2020.

 

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes