O ato final da mobilização acontece neste fim de semana, durante a Corrida do Milhão da Stock Car, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). Os pilotos Ricardo Zonta e Valdeno Brito correrão com as letras iniciais dos seus nomes simbolizadas com as cores da campanha. Dennis Dirani, na categoria Brasileiro de Turismo, divisão de acesso à Stock Car, também vai apoiar a #DoeLetras.
Outra ação do Instituto Ayrton Senna na prova acontecerá no sábado, durante o treino de classificação. O piloto que conquistar a pole position levará para casa o troféu Ayrton Senna, desenvolvido pelo artista plástico Wilson Iguti. Em 2014, a peça foi conquistada por Rubens Barrichello.
A #DoeLetras teve início em 8 de junho com o objetivo arrecadar recursos para o trabalho da organização e criar uma mobilização nacional pela causa da educação de qualidade. “A campanha nos mostrou que os brasileiros querem participar ativamente de ações que contribuam para a construção de um País melhor. De forma simples e transparente conseguimos engajar a sociedade nessa causa tão importante”, explica Heloisa Oliveira, gerente-executiva de Investimentos Sociais do Instituto Ayrton Senna.
A iniciativa adota uma mecânica simples. Com doações online a partir de R$ 30 mensais, quem contribuir recebe como presente de boas-vindas um chaveiro exclusivo da campanha com a letra de sua escolha. Outra forma de participar do movimento é baixar a letra que quiser e utilizá-la como imagem de perfil nas redes sociais. Também é possível escrever mensagens sobre a campanha, deixando um espaço entre as letras, para simbolicamente mostrar que está doando aquelas letras, como no exemplo: Vam_s acelerar j_ntos pela Educ_ção das crianças do B_asil? Doei algumas letras para o Instituto Ayrton Senna, agora é sua vez: www.DoeLetras.org.br #DoeLetras
Os pilotos da Stock Car não foram os únicos a promover a campanha. Nos esportes, os jogadores de futebol Daniel Alves e Kaká também participaram da ação, e os jogadores do Corinthians entraram em campo com uma letra a menos no nome dos atletas impresso na camisa, em partida contra o Santos em 20 de junho. A ação também teve apoio de personalidades como a modelo Gisele Bündchen, os cantores Rogério Flausino e Ivete Sangalo, e do ator Cauã Reymond. Além disso, várias empresas se engajaram na mobilização.
Para saber mais sobre a ação e contribuir com o Instituto Ayrton Senna, acesse www.DoeLetras.org.br. Doe Letras é uma campanha da agência Mood.