Maior taxa de crescimento de valor da marca entre as montadoras de grande volume reflete a visão de mobilidade expandida da empresa para atender às necessidades em constante mudança dos clientes em meio à alteração de paradigma do setor
A Hyundai Motor Company anuncia que seu valor global de marca, segundo a consultoria Interbrand, aumentou 14% em comparação ao último ano, atingindo US$ 17,3 bilhões em 2022, valor que a coloca em 35º lugar pelo segundo ano consecutivo e confirma seu oitavo ano seguido entre as 40 principais marcas globais. Isso representa o crescimento mais rápido entre todas as montadoras de automóveis de grande volume, excluindo as de luxo/premium.
Os principais fatores na avaliação positiva da Hyundai Motor pela Interbrand incluem o foco estratégico em veículos elétricos (EVs), a expansão da visão de mobilidade futura em metamobilidade e a gestão ESG proativa – ações mais claramente conectadas com a viabilidade e competitividade dos negócios da empresa para o futuro em comparação com outras marcas automotivas frente à grande mudança de paradigma que ocorre na indústria.
A crescente linha de veículos IONIQ da Hyundai é amplamente reconhecida por suas tecnologias inovadoras e design impactante para o segmento de EVs, cada vez mais competitivo. Lançado em 2021, o IONIQ 5 estabeleceu o direcionamento do design e da tecnologia da Hyundai Motor para futuros veículos elétricos (EVs). O modelo ganhou inúmeros prêmios, incluindo o prestigiado World Car of the Year 2022, superando concorrentes dos segmentos esportivo e de luxo.
Em 2022, a Hyundai Motor apresentou o IONIQ 6 “Electrified Streamliner”, atraindo o interesse tanto de consumidores como de especialistas com seu estilo único, autonomia estendida e interior inovador.
Dentro de sua marca dedicada a EVs, a Hyundai Motor vai ampliar ainda mais sua reconhecida liderança e competência como fabricante para incluir o SUV totalmente elétrico IONIQ 7 já em 2024 em resposta à crescente demanda de mercado por este tipo de veículo e para continuar construindo sua posição de liderança no segmento de EVs.
Em seu estande na CES 2022, que foi premiado pelo Red Dot Award 2022, a Hyundai Motor mostrou como seu negócio de robótica impulsionará a mudança de paradigma para a mobilidade futura, indo além dos meios de transporte tradicionais para concretizar a liberdade ilimitada de movimento para a humanidade.
Também na CES 2022, a empresa previu que as distinções entre as mobilidades futuras serão amenizadas com o desenvolvimento da tecnologia robótica, como Inteligência Artificial (IA) e direção autônoma. Mobilidades diversas, incluindo automóveis, robótica e mobilidade aérea urbana (UAM), também servirão como dispositivos inteligentes para acesso à plataforma do metaverso.
Em apoio à sua visão de mobilidade futura, a Hyundai Motor revelou seu conceito de “Metamobilidade”, com o objetivo de ser pioneira em uma conexão entre dispositivos inteligentes e o metaverso que expandirá o papel da mobilidade para a realidade virtual (VR), permitindo que as pessoas superem limitações físicas. A empresa também compartilhou sua visão de como os robôs atuarão como um meio entre o mundo real e os espaços virtuais, possibilitando que os usuários tenham suas ações no metaverso refletidas na realidade.
Para realizar a metamobilidade, a Hyundai Motor planeja a criação de uma “fábrica inteligente” em Cingapura até o final deste ano, formando parcerias estratégicas com empresas líderes para estabelecer a plataforma necessária e preparar um plano de ação. Ao fazer isso, a Hyundai Motor espera acelerar sua transformação como provedora de soluções de mobilidade inteligente, contando com um ecossistema de mobilidade exclusivo que aumenta a eficiência operacional e promove a inovação na fabricação.
Juntamente com a introdução de tecnologias ecológicas e centradas no futuro, a Hyundai Motor está aumentando a credibilidade e a empatia de sua marca por meio de iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG) proativas, como o reforço de suas diretrizes para melhorar o ambiente de trabalho na cadeia de suprimentos.
Em reconhecimento ao desempenho das atividades de gestão ESG, a empresa foi incluída no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI) pela primeira vez no ano passado. Com isso, a Hyundai Motor passou a figurar entre as 250 melhores empresas por capitalização de mercado entre as 2.500 listadas.
“À medida que a indústria automotiva continua passando por uma grande mudança de paradigma, a Hyundai Motor seguirá com seus esforços para se transformar em uma líder de mobilidade inteligente, que não apenas garante proezas tecnológicas por meio de investimentos ambiciosos no futuro do setor de mobilidade, mas também cumpre suas responsabilidades por um amanhã melhor para toda a humanidade”, disse Jaehoon Chang, presidente e CEO da Hyundai Motor Company.
A consultoria de marca global Interbrand realiza uma avaliação anual das principais empresas multinacionais para divulgar seu ranking de Melhores Marcas Globais. O valor de cada marca é obtido após uma avaliação abrangente de suas operações fiscais e de marketing, que são usadas para calcular as respectivas receitas futuras.