Mercado chileno está em crescimento
O mercado do Chile registrou a venda de 1.352 caminhões no mês de julho, com redução de 7,40% em comparação com o mesmo mês de 2021, quando foram comercializados 1.460 veículos, segundo dados da ANAC (Associação Nacional Automotriz do Chile). Apesar da queda mensal, no acumulado do ano atingiu 9.670 unidades, 9,3% acima do estabelecido no mesmo período de 2021, o melhor resultado dos últimos quatro anos para os sete primeiros meses do ano.
No segmento de ônibus foram vendidas 120 unidades no mês de julho, 34,8% superior aos 89 veículos do mesmo mês do ano passado. Nos sete primeiros meses deste ano foram entregues 1.074 veículos, 10,6% acima dos 971 ônibus em igual período e 2021.
No segmento de caminhões, a Scania foi a líder e voltou a surpreender a Mercedes-Benz com a venda, no mês de julho, de 234 caminhões (17,4% do mercado), seguida pela Chevrolet, com 174 unidades, e pela Volvo, com 160 unidades. De forma negativa, a Volkswagen e a Mercedes-Benz, que no Brasil disputam a liderança do mercado, no mês de julho classificaram-se, respectivamente, na quinta posição, com 98 unidades (7,3%) e em sexto lugar, com 95 veículos (7,1% do mercado).
Em vendas acumuladas de caminhões, a Scania também é líder, com 1.129 veículos e 11,8% de participação nos sete primeiros meses de 2022. A Mercedes-Benz manteve a vice-liderança, do mercado com 1.080 unidades e 11,2% de participação, e a Volkswagen classificou-se em terceiro lugar, com 1.013 veículos e 10,8% do mercado. A Volvo, com 1.002 veículos e 10,4% de participação, posicionou-se na quarta posição.
No segmento de ônibus, a Mercedes-Benz manteve a liderança nas vendas de julho, com 51 unidades e participação de 48,6% do mercado, seguida pela Scania, com 11 unidades e pela Agrale, que vendeu 8 veículos. No acumulado de janeiro a julho, a Mercedes-Benz segue líder, com 438 unidades, seguida pela Scania, com 155 unidades e pela Volvo, em terceiro, com 94 unidades.
A surpresa no segmento de ônibus foi a Agrale que se classificou no mês de julho em terceiro lugar, à frente da Volkswagen e de várias importantes marcas chinesas e japonesas. Nas vendas de julho, a Agrale registrou a venda de 8 veículos e 7,0% de participação e em vendas acumuladas registrou 15 unidades que valeram a décima posição, com 1,6% de participação.
Vendas de caminhões – Mês de julho
Marca / Unidades / Participação
1 – Scania / 234 / 17,4
2 – Chevrolet / 174 / 13,0
3 – Volvo / 160 / 11,0
4 – Hino / 108 / 8,0
5 – Volkswagen / 98 / 7,3
6 – Mercedes-Benz / 95 / 7,1
7 – Fuso / 91 / 6,8
8 – JAC / 65 / 4,8
9 – Foton / 59 / 4,4
10 – Freightliner / 50 / 3,7
Vendas acumuladas
Marca / Unidades / Participação
1 – Scania / 1.129 / 11,8
2 – Mercedes-Benz / 1.080 / 11,2
3 – Volkswagen / 1.013 / 10,6
4 – Volvo / 1.002 / 10,4
5 – Hino / 956 / 10,0
6 – Chevrolet / 702 / 7,3
7 – Fuso / 598 / 6,2
8 – JAC / 531 / 5,5
9 – Toyota / 456 / 4,8
10 – Freightliner / 403 / 4,2
Vendas de ônibus / Julho
Marca / Unidades / Participação
1 – Mercedes-Benz / 51 / 48,6
2 – Scania / 11 / 10,5
3 – Agrale / 8 / 7,6
4 – Volkswagen / 7 / 6,7
5 – Fuso / 7 / 6,7
6 – King Long / 6 / 5,7
7 – Hyundai / 5 / 4,8
8 – Volvo / 4 / 3,8
9 – Chevrolet / 3 / 2,9
10 – JAC / 2 / 1,9
Vendas de Ônibus / Acumulada / Janeiro a julho
Marca / Unidades / Participação
1 – Mercedes-Benz / 438 / 46,1
2 – Scania / 155 / 16,3
3 – Volvo / 94 / 9,9
4 – Fuso / 70 / 7,4
5 – Yutong / 38 / 4,0
6 – Foton / 32 / 3,4
7 – King Long / 28 / 2,0
8 – Volkswagen / 23 / 2,4
9 – Hyundai / 18 / 1,9 10 –
10 – Agrale / 15 / 1,6